Saturday, April 11, 2009

Ousadia



É interessante como cultura e moda são coisas intrínsecas. O cotidiano, a forma como vc pensa, quem são as pessoas com quem se convive, a época, o país, a região, a hora, o dia, o tempo, a situação... enfim, absolutamente TUDO nos influencia na forma como nos vestimos.
Alguns exemplos simples, mas esclarecedores. Quase todo mundo já usou ou já viu alguém usando casaco de frio, biquíni, longo, galochas, camisola, roupa de ginástica, vestido de noiva. Nada aqui nos causa espanto, pelo menos à primeira vista, certo?
Agora vejamos se vc vê alguém de casaco de frio no calor da Bahia, de biquíni numa missa, de longo fazendo a feira, de galochas na praia em pleno dia de sol e calor, de camisola no centro da cidade, de roupa de ginástica numa festa de casamento, de vestido de noiva numa oficina mecânica?
Coisas práticas e conceituais são o que permeiam as nossas decisões na hora de escolhermos um outfit. Tudo o q somos, o q vestimos, o q fazemos, onde estamos, com quem convivemos, que horas são enfim, esses e outros, pequenos ou grandes fatores contam na hora de nos vestirmos.
Eu me lembro que há 10 anos, vim p/ o Japão e levei embora na mala sandálias e botas plataformas. No Brasil, ia p/ a faculdade com as tais sandálias e o pessoal achava a maior graça! Brincavam que tinha crescido (só por q eu sou pequenininha! hehehe), perguntavam como eu me equilibrava nas plataformas, como eu conseguia andar, fora os olhares e as viradas de pescoço nas ruas. No entanto, dois anos depois, qdo as minhas sandálias já estavam detonadas de tanto uso, as plataformas viraram febre. Me lembro bem o preço absurdo que eram as botas como a minha q tinha levado do Japão. As marcas mais badaladas tinham modelos e mais modelos de plataformas. Hoje, há quem as idolatre e há quem diga que quem usa plataforma "já era" e que a tal bota "pé de bode" quem usa só pode ser "brega". Veja como a moda é dinâmica, abrangente e principalmente em constante mutação.
É engraçado como os meus looks causam espanto a muita gente aqui, como a ousadia é a palavra que estampa o meu blog.
Aqui no Japão, com exceção de alguns vovozinhos, a maioria sequer me vê! Para se ter uma idéia, as meias coloridas foram o hit no inverno passado e esse ano até perderam um pouco a graça. De fato, não sou como os outros, não me visto como os outros, tenho o meu estilo próprio, sou "fashion", como muitos amigos dizem, mas ninguém é igual a ninguém.
Não sei dizer se usaria no Brasil todas essas coisas que uso aqui no Japão e exponho humildemente aqui no blog. Talvez, dependendo da cidade, do clima, o que faria e com quem estaria... quem sabe?
Precisamos da aprovação dos outros? Com certeza! Afinal, se não ligássemos p/ opinião dos outros por q nos vestiríamos?! Por que teríamos tantas coisas diferentes em nossos guarda-roupas? Se não quiséssemos transmitir algo, comunicar algo, andaríamos todos uniformizados, pronto! Tá resolvido o problema das críticas e dos olhares alheios.
Eu tenho um pouco de ousadia sim, mas tbém um bom tanto de bom senso, bastante alegria e muita coragem, além da certeza de que serei julgada de um jeito ou de outro. Quero viver a minha vida intensamente, tão intensa qto muitas das cores que eu uso!
Um dia li no blog da Eneida:
"Ousar sem saber é perigoso, mas saber sem ousar é vão." (Frederico Mayor)

Não é verdade? Ousem! Vão ver como é libertador e divertido!

Um beijão para todos que vem até aqui ver o meu estilo, aos q gostam, aos que admiram, mas tbém aos que se assustam, aos que acham graça, aos que se envergonham, aos que não gostam! Afinal, estamos todos exercendo o livre arbítrio e cada um sabe as delícias e os dissabores de ser quem é.

27 comments:

Shirley Stamou said...

Oi,
Sou brasileira, moro em Florianópolis e navegando por aí achei seu blog e adorei!
Fiz um post sobre blogs de moda lá no meu www.eucomprei.blogspot.com e citei você.
Parabéns pelo lindo trabalho! (e pelo fotógrafo mais fofo!)
beijos,

alineaimee said...

Lind texto, amiga!
Ouse mesmo, deixe sua marca, seja autentica! Você é linda, assim como os seus looks!
Na minha opinião, moda e decoração são ótimas oportunidades para se divertir. Então, pq dispensá-las. Jamais!
Vamos dar asas à nossa criatividade e ser feliz!
beijobeijo!

Paula said...

cheguei aqui através do post da Shirley!
nossa,tenho que dizer: que blog incrível!
vc é linda,seu filho mais ainda, tem uma familia fofissima e os looks sao arrasadores.
vou visitar sempre.
sweetbeijos,
Paula.

Paulo said...

Nossa!Que fotógrafo!Pegou literalmente no pulo!O look está lindo,o modelo da saia é bem 80,heim!


bjs!

Paulo said...

Ah,Minnie,tem um selinho pra você lá no meu blog!

Deveria estar estudando said...

É, aqui no Bra todo mundo olha. Já tenho o cabelo laranjado, o que já chama a atenção. Sou básica, mas meu estilo sempre foi para o Rock n´roll, então, sempre acabo me destacando,além de ser branca como porcelana. Não ligo quando me sacaneiam perguntando se estou de meia branca (quando mostro as pernocas branquelas). Gosto de ousar, mas tenho um pouco de preguiça para me vestir.
Você é style!
bjks.

Luciana said...

Eu cheguei ao seu blog hoje, e estou adorando o seu estilo, fashion mesmo, de muito bom gosto e bom senso. Cheguei através do blog Eu Comprei, que também só descobri essa semana.
Beijo

Lily Zemuner said...
This comment has been removed by the author.
Lily Zemuner said...

Sabe oq eu acho? Que a gente se importa com a opinião alheia, mas não muito. No dia em que vesti minhas meias vermelhas e fui para a obra, por exemplo, ganhei um monte de olhares esquisitos, mas não me importei. Eu sei que estou diferente dos padrões que as pessoas julgam ser normal, mas, como vc disse, tenho senso e certeza absoluta de não estar sendo ridícula, ainda que algumas pessoa achem! rs...

Qto à você, Minnie, está sempre linda, almenos para o meu padrão. Sempre fofa, bem vestida, sempre condizente com seu estilo, sua idade, sua linguagem. Eu acho que a maneira como as pessoas nos olham tem muito a ver com a forma como nos sentimos. E vc é natural, original. Para os meus padrões, não tem nada de extravagante não. Eu me inspiro em vc diariamente. E não ligo para os possíveis olhares. Mais que aprovação, a gente quer mais é chamar atenção mesmo! hahaha...

E, no mais, ano que vem garanto que vai ter um monte de brasileiras de meias coloridas por aqui, quer apostar? rs...

B-jo, querida.

Liana Barros Daiha said...

Minnie, você está super certa. A diferença entre cada uma de nós está (ou deveria estar) na ousadia. Uma coisa que sempre me incomodou demais é a padronização, o fato de todo mundo se vestir igual. Por isso, inclusive, comecei a confeccionar bolsas diferentes, em 2001. Eu acho que a gente precisa da aprovação alheia ou até da do maridão, é claro. Afinal, a vestimenta fala sobre nós, por nós. Aí, como você mesma disse, talvez seja mais uma ousada, bonita e bem vestida. Mas para nós, aqui do outr lado do mundo é pura inspiração, é incentivo à coragem. Tomara que quando voltar, continue ousando e sendo assim tão única! Nós adoramos. Beijos, querida! Tudo de bom!

Eneida Freire said...

Obrigada por ter se lembrado do meu blog, querida!
Eu penso como você, que as cores e as roupas alegres nos encantam a vida.
Afinal, porque devemos nos levar tanto a sério?
Muitas pessoas gostam de criticar como se nos vestíssemos para sermos julgadas (já recebi comentários indelicados!), mas nos vestimos conforme nossa personalidade, e não agredimos ninguém com isso.
Ninguém precisa gostar do que usamos.
Sou da opinião de que, se a pessoa não tem nada de bom a falar, deve ficar calada.
Mas as pessoas gostam de julgar, embora saibam que cada um se comunica como gosta e tem o direito de fazer isso.
Temos livre arbítrio, como você colocou.
Eu adoro ousar e me sinto bem assim.
Me identifiquei muito com seu post e tenho a dizer que adoro o seu blog!
E adorei o look, mais uma vez, principalmente a saia!
Beijo!

Julia said...

Minnie,
parei aqui sem saber te explicar porque!
Adorei e vi todos os seus looks.
Seu estilo é lindo, único (como você) e admirável.
Amei a sua saia, lindíssima!

Bjs

MusicFer said...

Oiii Minnie, menina conheci seu blog através da Lily super fofa e amei, adorei o seu estilo, a meia de bolinhas é minha predileta até agora e o Boogie é a coisinha mais fofa desse mundo!!!
Amei tudo, e que cenário hein...quem me dera sair de casa e encontrar um lugar tão lindo qnto esse, realmente abençoado!!!
Parabéns pelo blog e pelo estilo, vc é super fofa!!!
Bjãooo
FER

Nine said...

Oieee!!! Minnie!
Amei seu blog, estou aqui até agora me divertindo com seus looks, que são todinhos, todinhos, lindos demais!!! Cheguei aqui pelo blog "Eu Comprei", da querida Shirley, também moro no Brasil, em Porto Alegre, e faz um tempo que me perdi nos "estilos", e estou buscando inspiração para encontrá-lo de novo. Com certeza tu serás uma grande inspiração, viu!!!
E esse fotógrafo, heim... Que coisa mais fofa!!!
Agora não desgrudo mais daqui!!! rsrsrs
E como daqui a pouco o inverno chega, vou aproveitar bastante a maioria das tuas dicas!!!! Uhuuuu!!!

Beijoooo

karla dani said...

muito boa essa sua reflexao, minnie, é da interaçao do nosso eu com o mundo que a gente se forma, acho que o legal é achar o equilíbrio: nem ser um eremita, nem perder a identidade. com certeza teu estilo cativa muito quem vem aqui(eu!), engraçado tu dizer que nem chama atençao por aí, aqui em recife com certeza ia causar muitos torcicolos, acho que o nordeste de modo geral é bastante tradicional, até um pouco provinciano.

mudando levemente de assunto, tu vê, eu tenho vestidos super parecidos com esses que tu usasse nos ultimos dias, mas nunca pensaria em usa-los desse jeitinho! por isso que teu blog inspira, mostra outros angulos pra gente pensar!

bjos!

Anonymous said...

Parabens pelo belíssimo texto e pela foto inspiradora.
Sua atitude é essencial nos dias de hoje.

Qualquer coisa, meu blog:

www.fashionistaup.wordpress.com

cynthiagermanna

Carol said...

Minnie, amei seu texto!!! Muito legal mesmo!
Sou sua fã!
Beijocas, Carol

Carol said...

Ah, e o seu texto do profile é uma graça!!!!

Lou said...

Você é muito estilosa, amo sua coragem e a forma alegre que monta seus looks..todos muito bem coordenados....show mesmo!!
Beijos montes,
Lou

Conservado no ROCK said...

Minnie...
Vim parar aqui pelo "Deveria Estar Estudando"... e justamente nesse texto - que mandou muito, muito bem!

Duas coisas me atraem no Japão de hoje: as meninas estilosas, e o eterno "LOUDNESS" (banda do grande Akira Takasaki!).

Beijos e tudo de bom pra vc por aí!

Vanessa said...

Adorei o post. Eu fico pensando às vezes sobre as fotos que a gente vê das meninas no Japão ou em NY, e penso que apesar de SP ser uma mega cidade, com vários estilos e tal, é uma cidade bem mente fechada ainda em várias coisas.

Claro que tem gente bem "diferente", "estilosa", mas em certos lugares.

Adoro seu estilo, espero que se vc voltar para cá, o mantenha aqui.

Bjs

Ana - Hoje Vou Assim OFF said...

Tem sempre aqueles q fazem a diferença.

Viva a diversidade!

Viva essa meia linda! hahahaha!

E viva a ousadia!

beijocas!

Naiala Ferreira said...

Minnie que tema interessante. Vivo na pele todos os sintomas internos e externos gerados pela ousadia. Os internos são quase sempre
maravilhosos, é o momento em que vc para na frente de um espelho e elabora um look, é sua opinião expressada no que veste. Tudo bem que tem dias que acordamos viradas na seissentas e isso influêcia muito no look. Os externos são as viradas de pescoço, a desaprovação de qm vê, mas e daí? Se vc saiu do jeito que saiu, é pq tem coragem de enfrentar o mundo, de se expor, mas tudo dentro da linha tênue do bom senso. Existem muitos estilos por aí e cada um responde pelo seu. Eu msm sou muito 'olhada' na minha vida, é no trabalho, na facul, em casa... Hoje sei administrar o que sinto cada vez q me pego sendo vista e decidi assumir o que sinto em relação a estilo, eu tenho o meu e, cada um no seu quadrado. As vzs chamada de estilosa, as vzs de brega,fazer o q? Boca fala o q qr, e se naum conhece bem o assunto, boca fala besteiras, kkk!!!

Todos pela expressão da ousadia interior, vamos ousar minha gente. Tenho ctz q seremos mais felizes...

Bjo!!!

Naiala Xavier

Unknown said...

Goste i du q vc escreveu, não sabia q morava no japão, aaa gostei du look acima amei essa saiaaaa

Tássia Rebelo said...

Que blog lindo! Segundo post sobre ousadia, aliás eu achei o teu blog no LookBook, da Jane! =]


Beijo :)

Meire said...

Concordo plenamente com você. O pessoal tb ria com meus modelitos e acabei abandonando o estilo. Daí descobri que com ou sem extravagâcias, o pessoal acabava me encarando em qualquer lugar que eu fosse, então sendo assim, resolvi voltar aos modelitos. Mas como já perdi o costume, estou voltando aos poucos hahah (mas é claro que não sou descolada como você hahaha)
Bjos

Anonymous said...

Minnie,
Estou vasculhando seu blog há alguns dias e a-d-o-r-e-i te conhecer. Acho incrível a maneira como se veste, é autenticidade pura. Fico imaginando vc aqui no Brasil, nesse nosso verão que esse ano, em alguns estados, estava 5 graus acima da média. Aqui no Espírito Santo fazia 35 graus às 10:00 da manhã, imagina ao meio-dia???
Então quero deixar toda minha admiração por vc e sua linda familia; dizer que meu filho adorou seu cachorro, e eu amei vc!
No principio achei que vc era gigante, depois percebi que é baixinha, quanto vc mede? eu tenho 1,52 e não uso botas mais longas pois acho que me achata, nem saia muito proxima do joelho que já acho que to muito baixinha, enfim, te conhecer abriu um pouco o mundo de possibilidades pra mim.